domingo, 2 de dezembro de 2007

Festa de Parintins


Há um lugar especial no Brasil onde o folguedo do boi-bumbá se transformou num verdadeiro espetáculo. Estamos falando de Parintins, a 420 km de Manaus, capital do Amazonas. Lá o negócio é tão profissional que a festa, realizada entre os dias 28 e 30 de julho, acontece no bumbódromo (como no carnaval do Rio de Janeiro que as escolas de samba se apresentam no Sambódromo). Cerca de 35 mil pessoas (uau!) vão todos anos torcer por um dos boi da festa – o Garantido e o Caprichoso.

Isso mesmo, lá em Parintins os bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul) disputam a preferência do público. E para ganhar, eles não poupam esforços. Durante três horas cada um deles desfila seus bonecos gigantes, que representam os personagens da trama. E haja alegria para ganhar o público. Em Parintins, as lendas indígenas se misturaram à tradição do bumba-meu-boi. Por isso, durante o festival folclórico, a cidade é chamada de "ilha Tupinambarana".

Mas de onde será que veio essa história de boi Garantido e boi Caprichoso? A gente já contou várias histórias do nosso folclore durante esta reportagem. Que tal conhecer uma de amor?

A explicação para a origem dos nomes dos bois, Garantido e Caprichoso? Vem da história de um amor proibido que o poeta Emídio Vieira cultivou pela mulher do repentista Lindolfo Monteverde. Os dois rapazes adoravam a brincadeira do boi-bumbá e todo ano apresentavam seus bois.
Como não podia namorar a mulher de Monteverde, Emídio lançou o desafio: "Se cuide que este ano eu vou caprichar no meu boi". Aí o repentista respondeu: "Pois capriche no seu que eu garanto o meu". A rivalidade cresceu entre os dois e, a cada ano, um queria fazer um boi mais bonito que o outro.
Agora que você sabe tudo e mais um pouco sobre o bumba-meu-boi, já pode escolher se vai garantir ou caprichar este ano. A Turma do Plenarinho adorou contar sobre esses "folguedos" que são tão importantes para a população e para a cultura do nosso País.

Nenhum comentário: